domingo, 13 de março de 2011

1º- DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – 13/03/2011

Meus caríssimos irmãos e irmãs, estamos iniciando o tempo da Quaresma, tempo de graça e de conversão. Oportunidade de acolher a misericórdia de Deus que nos faz pessoas novas, capazes de vencer as tentações dos prazeres imediatos, do poder e das riquezas. As leituras desse Domingo serão as seguintes:

1º- Leitura (Gn 2,7-9;3,1-7)
Salmo Responsorial (Sl 50)
2º- Leitura (Rm 5,12.17-19)
Evangelho (Mt 4,1-11)

            O Espírito conduziu Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4,1). O Espírito é o Guia de Jesus em sua humanidade. Quarenta dias Ele está ali, diante do Pai, meditando sua Palavra. O número 40 é simbólico. É o tempo de Deus para o seu povo.
O tentador sempre busca levar o homem ao inútil de sua vida. As três tentações são a síntese de todas as tentações que o tentador pode nos inflingir. Curiosamente, a tentação de comer a fruta oferecida a Eva: “A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente aos olhos e desejável para se alcançar o conhecimento” (Gn 2,6).
A Primeira tentação é a oferta do pão. “Manda que essas pedras se transformem em pães!” Jesus responde: “Não só de pão vive o homem”. No mundo só se vive para buscar posse dos bens. Mas, sem a busca da Palavra de Deus, o mundo passa fome. A ganância é diabólica.
A Segunda tentação, o demônio leva Jesus ao ponto mais alto do Templo e diz: “Lança-te daqui abaixo... eles os anjos te levarão nas mãos”. Jesus responde: “Não tentarás o Senhor, teu Deus”. O poder e o milagre fascinam as pessoas que chegam a usar a Palavra para o seu fim. O diabo conhece bem a Bíblia. Mas não basta isso, é preciso não tentar a Deus.
A Terceira tentação atinge o máximo das ambições. “E te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. A resposta “Adorarás o Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto”! Estamos em uma época em que se adora tudo. A ganância-prazer abafa o caminho para adorar a Deus. O demônio é frágil e medroso. Basta dizer não, como fez Jesus, e ele se afasta, até outra vez.
Portanto, que este tempo da Quaresma, nos ajude a entrar num clima penitencial, como nos ensina o Salmista (Salmo 50): Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
Setor Capelania
Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário