sábado, 19 de março de 2011

2º - DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – 20/03/2011

         
Meus caríssimos irmãos e irmãs, estamos vivendo a Quaresma, tempo de graça e de conversão. Através da observância da Quaresma, nos preparamos para celebrarmos a Páscoa do Senhor. O tempo da Quaresma é um período de 40 dias, cujo início deu-se na Quarta-feira de Cinzas. O número 40 na Bíblia é simbólico, significa o tempo necessário de Deus para o seu povo. As leituras do 2º-  Domingo serão as seguintes:

1º- Leitura (Gn 12,1-4a)
Salmo Responsorial (Sl 32)
2º- Leitura (2Tm 1,8b-10)
Evangelho (Mt 17,1-9)

A primeira Leitura, relata a vocação de Abraão, que ouvindo o chamado do Senhor foi capaz de deixar tudo, partindo para a terra prometida. Abraão é chamado a ser uma bênção através de uma descendência.
Na segunda Leitura, São Paulo retoma o tema do chamado ao dizer que “Deus nos chamou a uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu designo e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade (2Tm 1,9).
A texto do Evangelho, que narra a transfiguração de Jesus, no início da Quaresma, convida-nos a ouvi-lo para sermos transfigurados com Ele. Com Ele percorremos o caminho do deserto, passamos por sua Paixão e chegamos com Ele à Glória. Antes da glória da Ressurreição, Jesus passa pela dor da Paixão e da Cruz. Pelo sofrimento chega à glorificação. A transfiguração não se reduz a um fenômeno meramente esplendoroso, mas é uma caminhada de fé, como ocorre com Abraão.
Jesus sobe a uma alta montanha, o Monte Tabor. A montanha é o lugar do encontro com Deus, como no Sinai. Ali estiveram Moisés e Elias, que foram levados ao Céu de modo misterioso. Estão na Glória. Isso mostra que Jesus está com eles na glória e que Ele cumpre a Lei e os Profetas. É uma teofania, visão/manisfestação de Deus. Entram na nuvem, que é sinal da presença de Deus. Pedro ainda estava falando, quando uma nvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem vem uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o!”(Mt 17,5). Jesus é a Palavra viva do Pai.
Tudo isso vai acontecer na vida do discípulo na medida em que ouve a Palavra e a põe em prática. A meta de cada ser humano é transfigurar-se. Quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele. Vivemos como Cristo, sob a nuvem que é símbolo da presença de Deus, na qual devemos viver. Para isso fomos chamados! “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa” (2Tm 1,9). A transfiguração sempre será para nós uma vocação, que recebemos no batismo. A veste branca que vestimos no dia do nosso batizado, é sinal de nossa transfiguração com Cristo, na graça batismal.
Portanto, somos chamados por graça, como Abraão, a deixar tudo por Jesus Cristo. Acolhendo a palavra de Jesus, podemos chegar à transfiguração e sermos uma bênção na família, na comunidade e na sociedade. Que neste  tempo da Quaresma, possamos nos abrirmos a graça de Deus como nos ensina  o Salmista (Salmo 32): Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!
            Desejamos a todos um abençoado final de semana, e uma semana repleta das bênçãos e graças de Deus. Saudações Fraternais!

Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                           Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário