sábado, 5 de março de 2011

9º- DOMINGO DO TEMPO COMUM – 06/03/2011

Meus caríssimos irmãos e irmãs, as Leituras do 9º- Domingo do Tempo Comum, remete-nos a à necessidade da vivência da Palavra de Deus. 

1º- LEITURA (Dt 11,18.26-28.32)
SALMO RESPONSORIAL (Sl 30)
2º- LEITURA (Rm 3,21-25a.28)
EVANGELHO (Mt 7,21-27)

         No ensinamento do Livro do Deuteronômio, lemos: “Eis que ponho diante de vós a bênção e a maldição; a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo” (Dt 11,26-27). O mandamento é a expressão da vontade de Deus. Por em prática o mandamento é obedecer à Palavra ouvida e interiorizada no coração. “A maldição, se desobedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo” (Dt 8,28). Mesmo que façamos milagres, expulsemos demônios e profetizemos em nome de Jesus, se não praticamos a vontade do Pai (Mt 7,26), não entraremos no Reino dos Céus.
            No Evangelho (Mt 7,21-27), Jesus apresenta aos discípulos o modo autêntico de viver, através da imagem da casa construída sobre a rocha. “Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu a casa sobre a rocha”. Nada a destrói. O que significa construir a casa sobre a rocha? É ouvir a Palavra e pô-la em prática.
            Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu a casa sobre a areia. O que significa construir a casa sobre a areia? É ouvir a Palavra e não pô-la em prática. Assim, não resistiremos às provações e contratempos que encontramos para viver a fé. Não basta a prática externa, apontada por Jesus como insuficiente. A resposta de Jesus é dura: “Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal”! (Mt 7,21).
            Portanto, para cumprir a Palavra, temos de tê-la sempre diante de nós, como aprendemos no Livro do Deuteronômio: “Incuti estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma, amarrai-as, como sinal em vossas mãos e colocai-as como faixas sobre vossa testa” (Dt 11,18). Acolher Jesus, é acolhê-lo no coração como rocha sobre a qual edificamos nossa vida, ouvindo sua Palavra e colocando-a em prática. A solidez de nossa fé levada à prática, é o melhor testemunho que podemos dar ao mundo.

Desejamos a todos um abençoado final de semana, fiquem com Deus que é a nossa melhor companhia!
Setor Capelania
Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário