sábado, 2 de abril de 2011

4º- DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – 03/04/2011

JESUS CRISTO É A LUZ PARA AS NOSSAS TREVAS!


Meus caríssimos irmãos e irmãs, através da observância da Quaresma, nos preparamos para celebrarmos a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo Quaresmal é um período de 40 dias, que significa o tempo necessário de Deus para o seu povo. As leituras do 4º-  Domingo serão as seguintes:

1º- Leitura (1Sm 16,1b.6-7.10-13a)
Salmo Responsorial (Sl 22)
2º- Leitura (Ef 5,8-14)
Evangelho (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)

A primeira Leitura, relata que Samuel vai à casa se Jessé para ungir o no rei de Israel em lugar de Saul, que havia sido rejeitado por Deus. O Senhor disse a Samuel: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem, o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (Sm 16,7). Jessé apresentou a Samuel os seus 7 filhos, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles. E acrescentou: Estão todos aqui os teus filhos? Jessé respondeu: resta ainda o mais novo que está apascentado as ovelhas. E Samuel mandou buscá-lo, quando Davi chegou o Senhor disse: Levanta-te e unge-o: é este!” E a partir daquele dia o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.
O Evangelho narra o milagre de Jesus que cura o cego de nascença (Jo 9,1-41). Não se trata só de milagre, mas é um sinal – uma ação de Jesus – que conduz ao ato de fé. O ponto alto do Evangelho é a profissão de fé do cego que fora curado. Jesus pergunta: “Acreditas no Filho do Homem? Respondeu ele: “Quem é para que eu creia? Jesus disse: Tu o estás vendo, é Aquele que fala contigo. O homem professa a sua fé: “eu creio, Senhor! E prostrou-se diante de Jesus” (Jo 9,35-38). O homem professa a sua fé, porque Jesus abriu-lhe os olhos, mesmo sem ter pedido. A visão da fé é diferente. “Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de os que não vêem, vejam, e os que vêem se tornem cegos” (Jo9,39). Os fariseus se diziam conhecedores das coisas de Deus. Jesus, porém, acrescenta que só através dele podemos ver Deus.
O cego representa o gênero humano, que é cego em conseqüência do pecado. Jesus Cristo é o Ungido de Deus, o Messias. Ser iluminado é ser luz. “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor” (Ef 5,8). O pecado provoca a cegueira. A fé abre os olhos à luz que é Cristo. “Em vossa luz, contemplamos a luz” (Sl 36,9). Ele é a luz que ilumina todo homem que vem a esse mundo (Jo 1,9).
Meus caríssimos, que neste tempo da Quaresma, possamos nos abrirmos a graça de Deus. A fé em Jesus faz que vejamos com os olhos de Deus. Só a partir dela é que vemos as coisas espirituais e, de modo justo, vemos as materiais. O cristão, como Davi, é também um ungido. A unção da fé é luz em nós. Cristo te iluminará (Ef 5,14). O cristão se torna luz. O fruto da luz chama-se bondade, justiça e verdade”. A fé do cristão ela se torna conseqüência da sua ação no cotidiano. Através da escuta atenta da Palavra de Deus e, da participação na Eucaristia, somos iluminados para ser luz de Cristo no mundo em que habitamos.
Desejamos a todos um final de semana repleto das graças de Deus e um início de semana abençoado. Amém.
           
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                                                                    Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário