sábado, 9 de abril de 2011

5º- DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – 10/04/2011


EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, QUEM CRÊ EM MIM VIVERÁ!

           Meus caríssimos irmãos e irmãs, através da observância da Quaresma nos preparamos para celebrarmos a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo Quaresmal significa o tempo necessário de Deus para o seu povo. As leituras do 5º-  Domingo serão as seguintes:

1º- Leitura (Ez 37,12-14)
Salmo Responsorial (Sl 129)
2º- Leitura (Rm 8,8-11)
Evangelho (Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45)

            Chegamos ao sinal (milagre) mais forte, apresentado por Jesus, para suscitar a atitude de fé. “Muitos judeus que tinham ido à casa de Maria, e viram o que Jesus fizera, creram nele” (Jo 11.45). o derradeiro e definitivo sinal será sua própria Ressurreição, razão de nossa fé (1Cor 15,17), que é anunciada pela ressurreição de Lázaro. Jesus é a vida, por isso pode dar a vida! A narrativa do Evangelho conta que Jesus estava distante quando recebeu a notícia da doença de Lázaro. Ele não se apressa e diz: “Essa doença não leva à morte, mas serve para a glória de Deus e para que o Filho do Homem seja glorificado por ela” (Jo 11,4). Quando chegou a Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias. Jesus-Vida se contrapõe à morte do corpo e da alma.
            O milagre indica também a Vida.  Jesus diz a Marta que Lázaro ressuscitará. Ela crê na ressurreição do último dia. Jesus vai além dessa “ressurreição” e afirma: “Eu sou a Ressurreição e a Vida, quem crê em mim, não morrerá para sempre. Crês isso? Marta fazendo sua profissão de fé, completa: “Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que deveria vir ao mundo”. A ressurreição de Lázaro é o símbolo do poder de Jesus de dar a Vida divina pela fé. O batismo nos dá essa vida. É uma ressurreição. Ele venceu a morte, que é a personificação do mal, e conquistou-nos a Vida.
            Paulo escreve: “E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que Ressuscitou Jesus dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós” (1Cor 8,11). São Paulo nos afirma que “os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus... Se alguém não tem o Espírito de Cristo não pertence a Cristo”.
Meus caríssimos, que neste tempo da Quaresma, possamos nos abrirmos a graça de Deus que nos vem por meio do Espírito Santo. Todos os batizados e batizadas recebem o Espírito de Cristo para viverem uma vida nova, coerente com a fé em Jesus. São Paulo nos afirma: “Nossos corpos mortais são vivificados por meio do Espírito Santo que mora em nós (Rm8,11). Jesus é a ressurreição e a vida. Com Ele nós ressuscitaremos e já vivemos uma vida nova em Cristo.
Desejamos a todos um final de semana repleto das graças de Deus e um início de semana abençoado. Amém.
           
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                 Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário