terça-feira, 10 de maio de 2011

3º- DOMINGO DA PÁSCOA – DIA DAS MÃES - 08/05/2011

FICA CONOSCO, SENHOR, POIS SE FAZ TARDE!

Meus caríssimos irmãos e irmãs, estamos celebrando em  nossas comunidades Cristãs, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Jesus Ressuscitou e está vivo entre nós! As leituras do 3º- Domingo de Páscoa são as seguintes:

1º- Leitura (At 2,14.22-33)
Salmo Responsorial (Sl 15)
2º- Leitura (1Pd 1,17-21)
Evangelho (Jo 24,13-35)

O texto do Evangelho dos discípulos de Emaús estrutura-se de um modo, que nos ensina que na Eucaristia há a presença real de Jesus Cristo na mesa da Palavra e no Pão consagrado e partilhado. No dia da Ressurreição, os dois discípulos, que iam para Emaús, estavam desiludidos por causa da morte de Jesus. Ele entrou em seu caminho, abriu para eles o tesouro das Escrituras, e explicou-lhes o sentido de sua morte. A presença do Ressuscitado era para eles uma chama no coração. Eles traziam em si toda a desilusão de quem perdera a esperança. Relatando ao desconhecido os últimos acontecimentos, isto é, a crucificação e a morte de Jesus, mostram o vazio de sua fé. Dizer que há três dias que essas coisas aconteceram, significa que não há mais esperança. Nem mesmo o testemunho das mulheres e dos dois que foram ao túmulo, foi capaz de animá-los. “A Ele, porém, ninguém viu”.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando! Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o partiu-o e lhes distribuía” (Lc 24,29-30). Jesus é o hospede que hospeda. Cristo vivo põe-se à mesa e parte o pão. Já lhes partira o pão da Palavra, agora parte o Pão da vida.
Ele estava com eles quando caminhavam juntos e quando explicava a Escritura. Abrem-se seus olhos e caminham para anunciar a Ressurreição. Não há mais temor, mas a segurança do Espírito. Caminhavam na noite da falta de fé. E agora, na noite iluminada pela bela lua da Páscoa, caminham no clarão da fé e na Ressurreição. Jesus abre para nós as Escrituras nas mais diversas páginas da vida: Comunidade, acontecimentos, pessoa do irmão, beleza do mundo. Ele nos ilumina com sua palavra para que, queimados pelo fogo do Espírito, possamos acolhê-lo na hospedaria de nossa vida, de nossa comunidade e ali partilhar de sua intimidade.
Meus irmãos e irmãs, perceber que Jesus caminha conosco, abre-nos os tesouros das Escrituras e, por seu Espírito, instrui nosso coração. Em cada Eucaristia celebrada e vivida no partilhar da vida, Jesus abre nossos olhos para vê-lo. Esse é o anúncio da Ressurreição que o mundo espera.
Parabéns a todas as mães pelo seu dia, e que Maria a mãe de Jesus e nossa mãe cubra-as com o seu manto sagrado!

Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                                               Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário