sexta-feira, 6 de maio de 2011

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA – 01/05/2011


DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM, ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!

Meus caríssimos irmãos e irmãs, estamos vivendo em nossas comunidades Cristã, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ressuscitou e está vivo entre nós! A morte foi vencida pelo Senhor da Vida. As leituras do 2º- Domingo de Páscoa são as seguintes:
1º- Leitura (At 2,42-47)
Salmo Responsorial (Sl 117)
2º- Leitura (1Pd 1,3-9)
Evangelho (Jo 20,19-31)

Estamos vivendo em nossa Igreja, ou seja, em nossas comunidades, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A morte foi vencida pelo Senhor da vida, Aleluia! Ressoa em toda parte: Jesus Ressuscitou, e está vivo no meio de nós! Para nós cristãos a Páscoa é o centro da nossa fé. Toda a ação de Deus tende para a comunicação plena de si aos seres humanos. Ao viver a Páscoa, Jesus é a plenamente o Emanuel, Deus conosco. Não somente pela encarnação, mas muito mais pela ressurreição, quando nos convida para nos aproximarmos de Deus e participarmos de sua vida.
O Evangelho de São João, narra a aparição de Jesus ressuscitado na comunidade reunida. Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio. E depois de ter dito isso, soprou sobre eles de disse: Recebei o Espírito Santo... A comunidade recebe o Espírito para o anúncio da reconciliação. Para envia-los, Jesus soprou sobre eles, como Deus soprara sobre o homem que fizera do barro, tornando-o alma vivente (Gn 2,7). Soprando sobre os renascidos, dá-lhes o Espírito que lhes mantém viva a fé na esperança.
  Desejar a paz era uma saudação habitual entre os judeus. Mas agora, dita por Jesus, é muito mais do que um desejo. A paz não é aquela que o mundo dá, mas é Ele mesmo, sua Pessoa. A comunidade é o Cenáculo onde o Jesus Ressuscitado pode vir e fazer-se presente. A manifestação do Ressuscitado provoca fé nos discípulos. A profissão de fé de Tomé é a maior: “Meu Senhor e meu Deus”!
Após a Ressurreição, Jesus vai ao encontro dos discípulos reunidos no Cenáculo. Havia medo, tristeza e desesperança. De repente, Jesus está ali, vivo. Jesus aparece e mostra as mãos e o lado aberto pela lança. O Ressuscitado é o mesmo que fora crucificado. Ele permanece sempre em sua entrega ao Pai pelo mundo. Os discípulos, que recebem o sopro do Espírito Santo, são as novas criaturas, redimidas. O Espírito forma a  comunidade para que ela constitua sempre o lugar privilegiado para a escuta da Palavra, a Comunhão Fraterna, a Eucaristia (fração do pão) e a Oração (At, 2,42).
Meus caríssimos irmãos e irmãs, que Jesus Ressuscitado nos ajude a vivermos com toda a intensidade, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, junto de nossos amigos e familiares.
Desejamos a todos uma FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!
           
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                                                                    Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário