domingo, 22 de maio de 2011

REFLEXÃO 5º- DOMINGO DA PÁSCOA – 22/05/2011

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!

Meus caríssimos irmãos e irmãs, a liturgia desse final de semana reforça o sentido da salvação como processo dinâmico. Através da acolhida a Cristo, vamos construindo, por nossas atitudes, um edifício espiritual que, passo a passo, nos conduzirá ao nosso encontro definitivo com Deus, pois somente por ele chegamos ao Pai. As leituras do 5º- Domingo da Páscoa são as seguintes:
1º- Leitura (At 6,1-7)
Salmo Responsorial (Sl 32)
2º- Leitura (1Pd 2,4-9)
Evangelho (Jo 14,1-12)

Há dois tipos de moradia contemplados na liturgia deste domingo. Uma é aquela descrita por Pedro, quando nos convida a constituirmos um edifício espiritual. A outra, é aquela que Jesus prepara para nós na casa do Pai. Na morada da terra, somos tijolos vivos que, com a pedra angular, Jesus, edificamos o edifício espiritual. Nele, prestamos culto a Deus através do sacrifício espiritual que é nossa vida unida a Cristo (1 Pd 2,4-5).
Esse edifício, do qual somos membros, é chamado também Corpo de Cristo. Nele se exercita a caridade, através dos ministérios, como nos relata Lucas ao narrar a escolha dos sete diáconos (At 6,1-7). A Igreja é uma instituição viva, feita pessoas que se apóiam em Jesus, que é o caminho, a verdade, a vida e a perfeita imagem do Pai. Jesus diz a Filipe: “Quem me viu, viu o Pai... Eu estou no Pai e o Pai em mim” (Jo 14,9). Nós o vemos com os olhos da fé.
Os discípulos temerosos receberam de Jesus uma consolação. “Não se perturbe o vosso coração: na casa de meu Pai há muitas moradas... vou preparar-vos um lugar” (Jo 14,2). Não se quer dizer aqui que vamos caminhando por diversos modos de vida, até chegarmos á morada definitiva. Mas, refere-se a um lugar que Jesus prepara para nós, no qual veremos o Pai.
Jesus diz: “Eu vos levarei comigo para que, onde eu estiver, estejais vos também (Jo 14,3). Ele está no seio do Pai e para lá conduz os discípulos. Em sua vida terrena, os discípulos são morada do Espírito que revela o Filho. Esse último mostra o Pai e conduz a Ele.
Na continuação do diálogo, o apóstolo diz: “Não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho. Jesus os acalma dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Como cristãos temos de aprofundar a consciência de nossa habitação em Deus e da habitação em nós. Deus não é conhecido somente intelectualmente, mas também pelo amor. O conhecimento de Deus, na clareza do céu, dá-se quando aprofundamos nossa fé e nosso amor no amor aos irmãos.
Para habitar essas duas moradas, recebemos a luz do ressuscitado que é seu espírito. Ele nos organiza como comunidade de pedras vivas no serviço fraterno da Palavra, da caridade e da oração. Na consciência de pertencer a uma raça eleita e cheia da graça de Deus, como nação santa pertencente a Deus, prestamos o culto como sacerdócio real, proclamando as maravilhas de Deus. Mas, também conduzimos a Igreja na realidade em que vivemos.
Pedro, agindo sob a ação do Espírito Santo, compreendeu a situação de discórdia no atendimento aos pobres. Colocou a questão para a comunidade, que escolheu sete homens de boa fama e cheios do Espírito Santo para cuidar das necessidades “sociais” da comunidade.
A Igreja, Corpo de Cristo, tem muitos membros que, com seus dons, realizam os serviços na caridade. Pe. Vitor Coelho dizia que a Igreja não é de bronze que enferruja, mas é uma árvore que precisa dos ramos novos para crescer e fortalecer o tronco. 
Desejamos a todos um final de semana abençoado, e um início de semana repleta das bênçãos de Deus para você e seus familiares. Fiquem com Deus que é a nossa melhor companhia!
       
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
Pe. Nelson Pereira da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário