sábado, 4 de junho de 2011

6º- DOMINGO DA PÁSCOA – 29/05/2011

JESUS RESSUSCITADO, MANIFESTADO NO AMOR!


Meus caríssimos irmãos e irmãs, a liturgia desse final de semana nos preparam de forma pedagógica, para assumirmos nossa missão no mundo, através da efusão do Espírito Santo. As leituras do 6º- Domingo da Páscoa são as seguintes:

1º- Leitura (At 8,5-8.14-17)
Salmo Responsorial (Sl 65)
2º- Leitura (1Pd 3,15-18)
Evangelho (Jo 14,15-21)

Os discípulos, depois da Ressurreição, começaram a anunciar Jesus com vigor e grandes resultados. É espantoso como as multidões acorriam e se convertiam. O anúncio era seguido pela ação do Espírito Santo sobre os batizados. É a realização da promessa de Jesus: “ Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça para sempre convosco” (Jo 14,15-16).
O amor não é um mero sentimento gostoso, mas a observância do mandamento de Cristo. “Quem me ama, acolhe meus mandamentos e os observa, esse me ama” .
O amor de Cristo gera reciprocidade. “Quem me ama, será amado por meu Pai”. Amor é união e permanência. O Espírito permanece conosco. “Quem me ama... eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,19-21). Reforça que o fundamental é o amor. O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5,5), é toda vida e energia provinda da Ressurreição.
            Pedro nos estimula, em sua Carta, a estarmos prontos a dar a razão de nossa esperança a todo aquele que no-la pedir (1Pd 3,14). Assim o faz diácono Filipe. O fogo do Espírito, que recebera pela imposição das mãos dos apóstolos para “servir às mesas” (Cf. At. 6,1-7) no serviço da caridade, move-o a servir à grande mesa da Palavra (cf. At. 8,4-4). Repartir a Palavra, anunciando Cristo Ressuscitado.
            A alegria da fé invadia a cidade de Samaria que acolhera o anúncio. “Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João” (At. 8,14). Os Apóstolos conferem o dom do Espírito pela imposição das mãos.
            A Igreja é sempre comunidade do Espírito. Jesus viveu com os discípulos, anunciou-lhes a Palavra e se entregou à morte. Depois de sua ressurreição eles estão ainda distantes, como se não tivessem entendido nada. Com a vinda do Espírito Santo tudo se transforma. Jesus torna-se o centro de suas vidas, de sua palavra e de suas ações. Eles são continuação viva de Jesus. “O Espírito que o Pai enviará em meu nome, é que vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse” (Jo 14,26). Jesus é a pedra de fundamento (At 4,11) sobre a qual o Espírito edifica a Igreja.
 A vida cristã é entendida a partir do Espírito. A tendência do mundo é recusá-lo. Nós nos abrimos ao Espírito, quando amamos e servimos aos irmãos. A permanência de Deus em nós, pelo Espírito Santo, se faz pelo amor: “Deus é amor. aquele que ama, permanece em Deus e Deus nele” (1Jo 4.16).
Meus caríssimos, todos nós recebemos o Espírito Santo, de modo particular no Sacramento da Crisma. Em cada Eucaristia, Ele nos é dado – “pela comunhão do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito em um só Corpo de Cristo, o maior dom!
Desejamos a todos um final de semana abençoado, e um início de semana repleta das bênçãos de Deus para você e seus familiares. Fiquem com Deus que é a nossa melhor companhia!

Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                              Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário