segunda-feira, 27 de junho de 2011

13 º- DOMINGO COMUM - 26/06/2011

“QUEM VOS RECEBE ACOLHE A MIM”

Meus irmãos e irmãs, Deus nos convida e nos desafia ao despojamento total, inclusive da própria vida, a fim de que, na liberdade interior, possamos viver o dom do acolhimento generoso. Acolhamos a graça de Deus que nos reúne e nos envia como discípulos e missionários do Reino. As leituras desse Domingo são as seguintes:

1º- Leitura (2Rs 4,8-11.14-16a)
Responsório (Sl 88)
2º- Leitura (Rm 6,3-4.8-11)
Evangelho (Mt 10,37-42)

        Na antiguidade, a hospitalidade e o acolhimento aos necessitados eram valores que apresentavam um caráter sagrado. A Primeira Leitura do Livro de 2 Reis, destaca alguns aspectos importantes da acolhida. Uma mulher estrangeira, superando o preconceito nacionalista, e mesmo sem ter total conhecimento de quem era Eliseu, o acolhe em sua casa. Essa acolhida possibilita uma aproximação do profeta, que ela passa a reconhecer como “homem de Deus”. Acolher o necessitado é, acolher a graça de Deus que nos torna fecundos.
        Dessa forma, Maria, ao aceitar ser a mãe de Jesus, é o símbolo da humanidade que acolhe Deus em sua história. Na fé cristã, o batismo continua a atitude de Maria. Pelo batismo acolhemos Cristo em nossa vida. Todavia, na perspectiva da redenção, no batismo, nós é que somos acolhidos por Jesus. Acolher Jesus no batismo é viver para Deus, e morrer para o pecado. Ou seja, é hospedar Deus em nosso próprio ser. Quem assim faz, vive como ressuscitado na presente vida e é um ser humano novo. São Paulo nos lembra que se, pois morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais, a morte já não tem mais poder sobre ele (Rm 6, 8-9).
        Quem ama gratuitamente os outros, assumindo os riscos próprios dessa atitude, em sua prática está colocando Deus acima de tudo. A Religião Cristã, ela é prática de vida. O cristão sabe que quem ama, age como Deus.  “Disse Jesus: Quem ama seu pai ou a sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim (Mt 10, 37-38).
         Meus caríssimos, somos exortados a vivermos a prática da acolhida gratuita e universal a todos como nos ensina Jesus no Evangelho: “Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 
        Desejamos a todos um final de semana repleta das bênçãos de Deus!

Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                                   Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário