segunda-feira, 27 de junho de 2011

DOMINGO – FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE– 19/06/2011

“REVELASTES VOSSO MISTÉRIO, DEUS É UMA COMUNIDADE DE AMOR”


Meus caríssimos irmãs e irmãs, a Solenidade da Santíssima Trindade completa o sentido da Páscoa. Deus ao nos criar, já previra nossa plena redenção pelos méritos de Cristo e, nossa santificação pela efusão do Espírito Santo. Dessa forma, no mistério da Santíssima Trindade contemplamos toda a ação de Deus, que em sua divindade cria-nos para nos salvar, e salva-nos para nos santificar. As leituras desse Domingo são as seguintes:

1º- Leitura (Ex 34,4b-6.8-9)
Responsório (Dn 3,52-56)
2º- Leitura (2Cor 13,11-13)
Evangelho (Jo 3,16-18)

        Todo mistério revelado é para nossa vida que se manifesta. Não vamos compreender tudo, pois nossa compreensão é finita e a Trindade é infinita. Contudo, nossa compreensão não tem limites. Estaremos sempre compreendendo melhor.
        Deus quis se comunicar conosco, e o fez através de seu filho Jesus, que nos deu o Espírito Santo para participarmos da vida de Deus. “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo aquele que nele crê, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
        O Filho revela o Pai e nos mostra seu desejo: “que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,17). A revelação de Deus tem como meta a salvação. A humanidade afastou-se de Deus. Jesus veio para redimi-la. Mais que perdoar, a missão de Jesus foi a de comunicar vida. “Quem crê no Filho tem a vida eterna”. (Jo 3,36). A revelação de Deus não se faz só por causa do pecado, mas porque Deus quis comunicar-se conosco, como Vida de nossa vida. Mais que pecado, trata-se de graça. São João diz: “Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele” (1 Jo 4,9).
        A vida nasce da comunhão com Deus. Comunhão não é somente receber a Hóstia Santa. É levar adiante a vida que recebemos no Batismo e a aprofundamos com os demais sacramentos e com nosso dia-a-dia. Comungar é amar e saber acolher o amor. Onde há amor e caridade, Deus ai está! Essa expressão de amor se estende ao outro. Englobamos com esse amor a realidade terrestre, a natureza, pois ela nos fala de Deus.
São Francisco de Assis tinha um amor universal. Crescemos nesse amor. É uma experiência pessoal. Só sabemos se amamos quando o serviço dos irmãos faz parte de nossa alegria de viver, pois vivemos para Deus quando servimos o outro. “Se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós. Quem não ama o irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (Jo 4,11-12.20).
        Meus caríssimos, o mistério da Santíssima Trindade é tão sublime que nos toca profundamente, que até o silêncio é louvor. Podemos louvar. “A Vós, louvor, honra e glória eternamente”. Louvando, elevamo-nos da terra e conosco elevamos o mundo. Louvar é reconhecer o quando necessitamos de Deus e o quanto nos comprometemos em fazer do mundo um eterno reconhecimento de sua bondade e seu amor. Podemos estar distante de Deus, mas, pelo louvor Ele penetra nossas vidas e o mundo em que vivemos.
        Desejamos a todos um abençoado final de semana, e uma semana repleta das bênçãos e graças de Deus!
 
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                                   Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário