sábado, 18 de junho de 2011

DOMINGO - SOLENIDADE DE PENTECOSTES – 12/06/2011

“ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO SENHOR, E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI”!


Meus caríssimos irmãos e irmãs, o amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo seu Espírito que habita em nós, Aleluia! A Igreja vive no Espírito de Cristo. Agora com a vinda do Espírito Santo, aparecem os seus frutos, fazendo de nós um só coração e uma só alma, o Espírito nos ensina a falar a linguagem do amor. Tomando conta de cada um de nós podemos renovar a face da terra.  As leituras desse Domingo são as seguintes:

1º- Leitura (At 2,1-11)
Salmo Responsorial (Sl 103)
2º- Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13)
Evangelho (Jo 20,19-23)

        A Celebração de Pentecostes coroa o tempo Pascal. A presença de Jesus, depois de sua Ascenção, pela força do Espírito Santo, é continuada na missão e atuação da Igreja. A festa de Pentecostes é a Festa da Igreja, porque vivemos o tempo do Espírito Santo no tempo da Igreja. O Espírito é dom fundamental. Está intimamente ligado à ressurreição de Jesus, que dá aos discípulos no entardecer do domingo da Páscoa. “Soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo (Jo 20, 22).
         O dom do Espírito é para a reconciliação, isto é, para que atue em nós a redenção que Jesus nos mereceu. Essa reconciliação é o fruto do grande desígnio de Deus de comunicar-se a todos os homens. Ao recebermos o Espírito, somos introduzidos na vida da Trindade. A vinda do Espírito não se reduz a um aconteciemnto histórico. Ele está sempre presente na vida da Igreja e na celebração litúrgica da festa.
        O Espírito é derramado sobre o universo, o Salmo 103: “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai”. A santificação faz a Igreja anunciadora da vida de Deus presente no mundo. A Igreja reconhece a presença do Espírito de Deus, celebra-o e anuncia sua ação no mundo. Sua presença enche a face da terra e a santifica.
        Deus nos deu seu Espírito como dom fundamental, e com Ele, recebemos seus infinitos dons, simbolizados nos sete dons. “Desde o nascimento da Igreja, é Ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus, e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas. Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam, então, apareceram línguas como de fogo que se repartiam entre eles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar conforme o Espírito inspirava e todos entendiam o anúncio das maravilhas do Senhor, como se estivessem falando em sua própria língua (At 2,1-11).
        Paulo na Segunda leitura, insiste em afirmar que os dons são muitos, mas é o Espírito que age em todos: Há diversidade de dons, há diversidade de ministérios, há diferentes atividades. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (1Cor 12, 3-7).
         Caríssimos, é na Eucaristia que o Espírito Santo atualiza em nós o mistério de Cristo que celebramos. Com Ele, somos uma oferta à glória da Trindade. O Pai que nos acolhe, a pedido de seu Filho, dá-nos o Espírito Santo que nos instrui, estimula e consola.
Desejamos a todos um final de semana abençoado. Fiquem com Deus que é a nossa melhor companhia!
       
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                                   Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário