terça-feira, 17 de maio de 2011

4º- DOMINGO DA PÁSCOA – 15/05/2011

O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ, NÃO ME FALTA COISA ALGUMA!


Meus caríssimos irmãos e irmãs, estamos celebrando em nossas comunidades Cristãs, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Jesus Ressuscitado, caminha conosco! As leituras do 4º- Domingo de Páscoa são as seguintes:

1º- Leitura (At 2,14ª.36-41)
Salmo Responsorial (Sl 22)
2º- Leitura (1Pd 2,20b-25)
Evangelho (Jo 10,1-10)

As palavras de Jesus eram fáceis para a sua compreensão e iam direto ao coração. Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10). A alegria do Pai é que demos frutos (Jo 15,8), a partir dessa seiva de vida abundante à qual estamos unidos.
A leitura do Evangelho de João sobre o Bom Pastor e as ovelhas, neste tempo pascal, revela-nos que a Ressurreição de Jesus abre a todos a porta segura para as pastagens, que é a vida nova do Reino. Essa vida nova é a intimidade com Aquele que, de Cordeiro ferido e sacrificado, faz-se o Pastor do rebanho. Ele se chama Pastor, indicando um relacionamento de proximidade com as ovelhas. Ele as conhece pelo nome e as conduz para fora (Jo 10,3). O fiel não é um número, é uma pessoa amada por Deus. As ovelhas o seguem porque conhecem sua voz (Jo 10,4).
O relacionamento do Pastor com as ovelhas é de intimidade. Notamos que a religião não é meramente um negócio com Deus, uma troca. Mas um mútuo conhecimento, um mútuo afeto. Esse modo de viver, do Pastor que conduz as ovelhas, é o princípio da vida nova da Ressurreição. Jesus quer dar a seus seguidores um novo modo de vida que parte dele mesmo. Ele assume uma liderança diferente dos “assaltantes” que vieram antes dele.
Na Primeira Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos, traz presente que no dia de Pentecostes, Pedro e os Apóstolos dão testemunho sobre Jesus. O testemunho, acompanhado da ação do Espírito Santo, inquietou o coração dos ouvintes que perguntaram: “Irmãos, o que devemos fazer? Respondeu Pedro: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados. E vós recebereis o Espírito Santo” (At 2,37-38). A conversão é condição necessária para se passar pela porta que é Jesus e receber a vida que é o Espírito. “salvai-vos dessa geração corrompida”(At 2,40). Isto é, dos pastores-assaltantes que fizeram o mal a Jesus e aos fiéis. Hoje, infelizmente têm  muitos líderes, tanto “religiosos” como fora da religião, que sugam as ovelhas visando os seus próprios interesses. É dessas lideranças que Jesus quer livrar seus discípulos. Já no seu tempo, Ele perde a vida para ser o bom Pastor.
Por isso, nossa responsabilidade de pastores com Cristo é conduzir a Ele e não a si mesmo. Somente Ele tem a vida em abundância. Ele é o Pastor de nossas almas, que caminha à nossa frente. Pelo amor que aprendemos da intimidade com Ele, podemos entrar no coração de Deus. Em nossa atualidade na Igreja Católica Apostólica Romana, temos tantos testemunhos de Bispos, Padres, Religiosos e leigos que se entregam sem medida ao povo de Deus. São pastores com o Pastor. Nós temos a graça de participarmos da Celebração da Eucaristia, momento de vivermos a intimidade com o Pastor e com outras ovelhas que se ajuntam formando um grande rebanho em torno do Pastor.

            Desejamos a todos um final de semana abençoado, e um início de semana repleta das bênçãos de Deus para você e seus familiares. Fiquem com Deus que é a nossa melhor companhia!
           
Setor da Capelania Católica da Policia Militar do Amazonas
                                              Pe. Nelson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário